segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Histórico da Creche Padre Adalberto


HISTÓRICO DA CRECHE PADRE ADALBERTO

          No ano de 1987 diante da Campanha da Fraternidade que tinha como tema ¨Quem acolhe o menor a mim acolhe”, um grupo da Pastoral do Batismo da Comunidade São Sebastião-Centro ( Paróquia São Sebastião) se sensibilizou com a situação refletida e vivida por nossos menores e, foram impulsionados a fazer algo de concreto que valorizasse e defendesse a vida dos pequenos, os da periferia.
         Após muitas reflexões iluminadas pela Palavra de Deus, buscas de possibilidades e realização de uma assembléia na Comunidade São Luiz Gonzaga, foi iniciada a vida ativa da Creche, em 19 de setembro de 1988 e que recebeu o nome de Creche Padre Adalberto, que foi uma homenagem que a comunidade quis fazer ao nosso pároco.
         Começamos numa casa antiga que foi reformada aos poucos com a ajuda de parceiros que junto conosco abraçaram esta obra: Nestlê, CDL, Fundação CSN, etc...
Atendíamos 20 crianças, hoje atendemos 66 crianças para que suas mães possam trabalhar, para isso contamos com uma parceria que temos com a Prefeitura Municipal de Barra Mansa que nos fornece funcionários, Merenda Escolar, material de limpeza e didático, etc... Hoje além da Diretoria eleita pela Comunidade, temos uma Diretora Pedagógica, Janete Severino Furtado (PMBM) que cuida do atendimento pedagógico e que está sendo muito importante para nossas crianças.
         A creche localiza-se no Bairro São Luiz, na Rua Joaquim Batista da Silva, nº 23, espaço cedido pela nossa mantenedora a Paróquia de São Sebastião – Diocese da Barra do Piraí / Volta Redonda.

Biografia do Nome da Escola:

Padre Adalberto Wavrek

Pe.  Adalberto Wavrek ( Vojtech Wavrek), polonês,nascido em 23 de abril de 1931, da Congregação do Verbo Divino (SVD), chegou como vigário da Paróquia São Sebastião, em Barra Mansa, substituindo o Pe.  Américo, aos 49 anos em 1980. À frente da missão paroquial esteve até 1983 e teve como coadjutores: Pe. Francisco, Pe. Wieslao e Pe. Antônio.
Interessava-se muito pelo dinamismo das Comunidades Eclesiais de Base.
Como engenheiro civil, empenhou-se nas plantas e construções de algumas capelas, acompanhando e orientando, entre elas: Comunidade Cristo Libertador ( Eduardo Junqueira), Comunidade Santa Cecília, Comunidade Santo Expedito (Morro do Cruzeiro), Comunidade São Vicente, Comunidade Nossa Senhora da Conceição (KM 4), Comunidade São Luiz Gonzaga ( São Luiz). Nesta última, pelo incansável trabalho desde a compra do novo terreno e início da obra, recebia do povo muita admiração e respeito. A Capela foi somente inaugurada em 21/06/1989, na Festa do Padroeiro pelo Pe. Francisco, seu sucessor.
A Comunidade Nossa Senhora da Glória ( São Silvestre) tem na sua memória, o acompanhamento e participação do Pe. Adalberto, quando ainda aconteciam os grupos de reflexão e celebrações nas casas.
As barras de mármore que rodeiam a nave da Matriz foram de sua iniciativa.
Como incentivador Pastoral marcou muito a caminhada da Pastoral do Batismo, Crisma, Catequese, Dízimo, Liturgia, grupos de Reflexões e Pastoral Social ( Assessorava a antiga A.C.O. – Ação Católica Operária).
Esteve lado a lado dos jovens, mesmo antes da criação no Brasil, em 1983, da Pastoral da Juventude. Era freqüente às reuniões com os jovens, animava-os e quase sempre aparecia de surpresa. Animou os Grupos de Jovens para acompanhamento na “formação dos crismandos”.
Com seu “fusquinha azul 1300” percorria os bairros de nossa Paróquia e cidade, levando a todos o seu semblante sereno e firme, com a simpatia e determinação de sempre.
Despediu-se da Paróquia em 1983, e foi transferido para a Bahia. E lá no dia 29 de dezembro de 1986 foi definitivamente para a “Casa do Pai”.
O seu substituto Pe. Francisco incentivou muito as reflexões e a conseqüente criação da Creche, na Comunidade São Luiz em 1987.
Em homenagem a quem foi um grande missionário, naquela década e nestas paragens, uma Assembléia reunida o escolheu para nomear a Instituição que nascia.

                                                                                   ( Laís de Paula Borges)



Nenhum comentário:

Postar um comentário